Drawingmachine: A expressividade da linha no desenho

Instalação / Máquina de desenho. António Coelho. UM / Engagelab.

“Máquinas de desenho autómatas, são esculturas cinéticas que fazem desenhos, desenhando tipicamente em papel, usando canetas, lápis, carvão ou outros riscadores tradicionais de desenho”. Mariuz Watz

Pablo Garcia no seu projeto de arquivo define também “Máquina de desenho” como qualquer dispositivo / aparelho / mecanismo / auxílio / instrumento que desenha ou auxilia no ato de desenhar. Enquanto uma definição aparentemente simples, é na expressão “ato de desenhar” que a natureza destas máquinas é revelada. O ato de desenhar refere-se à “revelação lenta, o acúmular gradual de contornos e marcas numa imagem”. Impressoras são certamente maneiras de mecanizar o processo de criação de imagens, mas não são consideradas máquinas de desenho. Um desenho deve ser desenhado.”

Com esta máquina quisemos verificar, se a expressividade da linha no desenho, que é realizada de forma mais impulsiva e emocional pelos Humanos, poderia ser realizada através de algoritmos, tendo em conta que a máquina não tem capacidade emocional, mas que os registos finais pudessem ter resultados semelhantes. Neste peça pode ser verificada a diferença da expressividade no desenho, conforme se alteram os algoritmos, o estado da máquina, seus riscadores e diferentes suportes.

Através das narrativas pictóricas gravadas nas paredes das cavernas durante a pré-história, temos a certeza de que os humanos usaram o desenho para expressar sentimentos e comunicar, muito antes de inventar a escrita. Da mesma forma que foram usados utensílios para ajudá-lo no seu quotidiano, também usou vários para desenhar.

Em meados do século XX, com toda a evolução tecnológica, vimos máquinas que ajudaram artistas no desenho e outras que são extensões deste. Num projeto que procura o desenvolvimento de um sistema robótico capaz de desenhar de forma autónoma, deparamo-nos com a questão de por quanto tempo os artistas usaram máquinas de desenho para sua ajuda ou mesmo sua extensão?

Nesta pesquise de trabalho, apresentamos uma coleção de obras de arte que demonstra o uso de máquinas de desenho ao longo da história nos últimos 500 anos e como elas foram adaptadas e reinventadas de acordo com a tecnologia mais atual e também em desenvolvimento.