Cubo de LED's

Instalação. Janeiro 2019. Sofia Oliveira. FBAUP.

Este projeto surgiu como uma proposta de Atelier de Multimédia I. A temática desenvolvida seria a computação física, onde cada aluno deveria, através do uso de microcontroladores ou outro meio de programação, criar uma instalação que envolva o tema sugerido.

O título da obra é apenas descritivo: um cubo de 4x4x4 led’s brancos todos soldados entre si e ligados directamente ao Arduino Uno.

O Cubo de LED’s encontra-se montado no topo de uma caixa de madeira de balsa, de 10x10x5, pintada a preto, que guarda todo o circuito.

O objetivo do cubo é de, através da programação criada no programa do Arduino, transmitir sequências de luz, quase que criando uma variedade de coreografias.

O código foi retirado de um tutorial online (abaixo referido) encontrado no Youtube.

Algumas das inspirações na execução do projeto: 8x8x8 LED CUBE WITH ARDUINO UNO e 4x4x4 LED Cube using arduino Uno | How to make – tutorial auxiliar no desenvolvimento do projeto.

Technical Rider:
Esta instalação, devido às suas pequenas dimensões, permite ser facilmente ajustada e adequada a vários espaços. No entanto, fica sempre mais apropriado estar montado num local relativamente escuro e ser apresentado num plinto alto e estreito. Este deverá estar próximo de uma ligação à corrente para o seu funcionamento.

Agradecimentos.
Agradeço ao meu pai, Cândido Oliveira, pela ajuda na planificação e respetiva construção da caixa de suporte do Cubo de LED’s.
Agradeço, também, aos meus colegas de turma, Maria Freitas, Leonor Guimarães e Vasco Pereira, pelo constante auxílio nas soldagens e na discussão do desenvolvimento do meu projeto.