Compositor Evolucionário de Cartazes

Vídeo digital (de aplicação interativa) / Poster A2. 2018. Sérgio Rebelo, Carlos M. Fonseca, João Bicker, Penousal Machado. UC / CDV.

 

Com a revolução industrial, o cartaz renasce como um meio para a múltipla reprodução e comunicação em massa. Todavia, o processo de desenho de cartazes, naquela altura, era diferente do processo de hoje em dia. Os cartazes eram compostos por um compositor tipográfico que—normalmente em discussão com o cliente—selecionava e componha a tipografia, os ornamentos e as gravuras.

Inspirados neste processo de trabalho, nós decidimos desenvolver um compositor de cartazes, que utiliza inteligência artificial (neste caso, uma abordagem evolucionária) para gerar e avaliar cartazes tipográficos.

Tal como naquela altura, estes cartazes são desenhados por um compositor (o nosso sistema) e consulta com o cliente (o utilizador). Resumidamente, o sistema organiza um conjunto de caixa de texto de forma a desenhar um cartaz. Para isso, uma primeira população de cartazes é inicializada utilizando o conteúdo fornecido através de um ficheiro de texto. Posteriormente, o sistema avalia as soluções candidatas e recombina/cria uma nova geração de cartazes. Cada cartaz é codificado por uma lista de parâmetros que definem uma caixa de trexto. O utilizador pode orientar a evolução as variáveis visuais (movimento horizontal e peso) do tipo de letra que deseja. Esta interação é feita utilizando o teclado.

O sistema é constituído por dois módulos independentes: o criador; e o avaliador. O modulo criador é o responsável por criar soluções candidatas. Para conseguir isto, ele implementa três métodos: inicialização, que cria uma nova população aleatoriamente; recombinação, que cria uma nova geração recombinando os indivíduos da população; e mutação, que modifica aleatoriamente a codificação do genótipo para introduzir diversidade nas soluções candidatas.

O modulo avaliador é o responsável por avaliar a qualidade das soluções candidatas. Para conseguir isso, foi contruída uma função de avaliação da aptidão com base em três componentes: composição; “design;” e satisfação do cliente. A avaliação final de cada cartaz é uma média ponderada das três componentes. Cada uma das componentes tem o peso de 33%, 47% e 50% respetivamente.

Para avaliar a composição o sistema calcula a diferença entre o arranjo atual das caixas de texto na solução candidata e uma composição considerada perfeita pelo sistema (ou seja, um cartaz que está composto totalmente com caixas de texto). No parâmetro do “design,” o modulo avaliador vê se o tamanho do tipo de letra é apropriado para a caixa de texto. Por fim, no parâmetro satisfação do cliente o sistema avalia se os tipos de letra utilizados vão ao encontro do que o utilizador deseja, calculando a diferença entre os tipos de letras usados e os desejados pelo utilizador.

Neste vídeo apresentamos o processo de desenho de um cartaz utilizando a superfamília tipográfica Titling Gothic FB (2005) publicada pela Font Bureau e desenhada por David Berlow. O conteúdo do cartaz é retirado de cartazes desenhados para as manifestações que decorreram durante a crise académica de Coimbra (1969) que decorreu há 50 anos. Para mais informação ler o artigo Evolutionary Experiments in the Development of Typographical Posters publicado no livro de actas da xCoAx 2018.

Fotografias de alguns cartazes criados utilizando o sistema. (Exposição da xCoAx 2018, c arte c (centro de arte complutense), Madrid Espanha)

Fotografias de alguns cartazes criados utilizando o sistema. (Exposição da xCoAx 2018, c arte c (centro de arte complutense), Madrid, Espanha)

Screenshot da interface do sistema

Screenshot da interface do sistema em modo de debug. Nesta imagem é possível ver as delimitações das caixas de texto e grelha de construção de cartazes utilizada pelo sistema

Codificação do genótipo. O Genótipo (ou seja, a codificação do cartaz) é composto por uma sequência de 4 parâmetros: (1) grelha do cartaz; (2) tamanho do cartaz; (3) parametrização das caixas de texto e (4) conteúdo das caixas de texto