Gerador de Retratos em Pixel

Retratos generativos de Daniel Shiffman & Nicholas Negroponte

Poster A2. Ana Marta Sousa. Março, 2018. FBAUP / www.anamartasousa.myportfolio.com

O trabalho em questão foi realizado no âmbito de uma proposta da disciplina de LSI – criar um programa de retratos generativos. O meu principal objetivo foi trabalhar a preto e branco e com cada pixel da imagem original, criando texturas com os mesmos.

A cada pixel corresponde uma figura geométrica, cuja densidade de mancha preta é proporcional ao valor de luminosidade do pixel original. Havendo 256 valores possíveis, estes encontram-se divididos em 8 grupos de 32 valores cada. Para cada um destes grupos existem duas opções de figuras com uma mancha negra equivalente – o programa recorre a um ou outro segundo um critério de aleatoriedade. O retrato gerado é assim sempre diferente.

Criei dois loops - um horizontal e um vertical - para criar os quadrados-base onde se inserem os símbolos, um para cada píxel da imagem original. Dentro desses loops surge depois uma cadeia de ciclos if/else, que desenha cada uma das formas em função do valor de luminosidade. Ainda dentro de cada de cada um desses ciclos, é
gerado aleatoriamente um integer de 0 a 2, ou seja, 0 ou 1. A cada um dos valores está associado um símbolo diferente, mas do mesmo grupo, que o programa desenha então no lugar do pixel correspondente.

A principal inspiração foi uma peça do livro Generative Design, que segue o mesmo princípio base mas recorre a imagens SVG para cada pixel.

Ana Marta Sousa

Março, 2018. FBAUP / www.anamartasousa.myportfolio.com

Ana Marta Sousa é aluna do 3o ano da Licenciatura em Design de Comunicação na FBAUP. Os seus principais interesses são print design e ilustração com meios analógicos, encadernação, engenharia de papel e design de padrões.