Processing Community Day

FBAUP, 14 de fevereiro de 2019

O Processing Community Day (PCD) tem como objetivo promover a comunidade e estimular o interesse dos praticantes e interessados na criação visual através da programação (com Processing, P5.js, Arduino, ou outra). É um evento de participação aberta e gratuita.

Uma iniciativa local da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, organizada com apoio da unidade de investigação i2ADS,enquadrada no calendário global da Fundação Processing.

Decorreu no passado dia 14 de fevereiro (semana de arranque do semestre letivo) à qual aderimos no âmbito das licenciaturas de Design de Comunicação e de Artes Plásticas (nomeadamente nas unidades curriculares de LSI e de AMI). Mas, acima de tudo, um evento destinado para a toda a comunidade.

No programa destaca-se a conferência do orador convidado João Martinho Moura, e os workshops de introdução e de física. A participação em todas as atividades é gratuita, mas os workshops estão limitados à lotação das salas.

O dia ficou assinalado pelas atividades, pela produção de um booklet de edição limitada a 100 exemplares e pelo registo fotográfico.

Processing Community Day 2019 @ FBAUP

Ver galeria de imagens do dia no album online do Flickr.

Programa

Conferência

10:00, Aula Magna. João Martinho Moura.

Apresentação de laboratórios

11:30, Aula Magna. João Figueiredo do Laboratório de Criação Digital (LCD), Miguel Almeida e João Leão do VivaLab.

Exposição de trabalhos

12:15, Galeria do 1.º Andar. Exposição de Posters, Aplicações e Instalação para experimentar livremente, resultantes da chamada de trabalhos.

Workshops

14:00–18:00, PS43. Processing / Intro. Workshop de introdução à programação com Processing. Diana Ribeiro, João Rodrigues, Mafalda Lapa, Margarida Moreira, Pedro Amado.

14:00–17:00, PS21. Processing / Fisica. Workshop avançado com a biblioteca "Fisica" do Processing. Rodrigo Carvalho.

Conferência aberta

João Martinho Moura, 10:00, Aula Magna

João Martinho Moura irá apresentar uma conferência sobre os tópicos em que tem dedicado tanto a sua investigação como a sua criação artística digital, nomeadamente na criação de artefactos interativos ou audio visuais, visualização, código como expressão artística, e performance. 

João Martinho Moura, http://jmartinho.net/
Researcher and media artist born in Portugal. His interests lie in digital art, intelligent interfaces, digital music, and computational aesthetics. João Martinho Moura has a special interest in real-time visualization, art & science, computer music, and digital interactive artifacts. His work has been presented in a variety of places in Austria, Belgium, Brazil, China, Czech Republic, France, Germany, Israel, Italy, Japan, México, Portugal, Scotland, Spain, UK, USA and was included in the curated collections “Selected Works ARS ELECTRONICA Animation Festival (Linz, 2012)” and the “Processing curated collection (USA, 2008).

Apresentação de Laboratórios

11:30, Aula Magna

João Figueiredo (LCD), Miguel Almeida e João Leão (VivaLab) irão apresentar os espaços, comunidade e criações que surgem no âmbito das diversas atividades e áreas a que se dedicam cada um dos laboratórios. Um convite para que cada um de nós os visite e se sinta motivado a desenvolver projetos com eles.

Laboratório de Criação Digital (LCD)

O Laboratório de Criação Digital é um espaço dedicado à criatividade, experimentação e à colaboração multidisciplinar no domínio das artes digitais e multimédia com vista à criação, formação e investigação na intersecção entre a arte, ciência e tecnologia.

O laboratório de criação digital é um espaço aberto à comunidade onde criadores, artistas e até mesmo curiosos podem encontrar apoio para desenvolver os seus projectos, partilhar conhecimento com outras pessoas com interesses similares, estabelecer contactos, formar equipas e colaborar.

O LCD organiza workshops, aulas, encontros, residências, laboratórios de criação e experimentação, mostras e outras actividades de formação, investigação, estudo e criação.

VivaLab

O V!VALab é um Laboratório de Fabricação Digital dedicado à Educação, Design e Inovação. Aqui aliamos a nossa experiência pedagógica, às ferramentas tecnológicas do séc. XXI e à cultura Maker.

Um FabLab (ou laboratório de fabricação digital) é uma oficina de pequena escala para a fabricação digital personalizada, equipada com uma panóplia de ferramentas controladas por computador, vários materiais e ferramentas manuais com o objectivo de possibilitar a criação de “quase tudo” por qualquer pessoa. E é essa acessibilidade que oferecemos no V!VALab.

Neste espaço criativo de excelência temos a oportunidade de nos surpreender, colaborar com parceiros improváveis, correr riscos e experimentar coisas novas. Este ambiente de liberdade ajuda a mudar formas de pensar, a visualizar ideias e a pô-las em prática.

TO BE GREAT
JUST MAKE!

Exposição

12:15, Galeria do 1.º Andar.

Exposição de Posters, Aplicações e Instalação para experimentar livremente, resultantes da chamada de trabalhos.

Ana Filipa Leal

Retratos generativos de Ben Fry & Casey Reas
FBAUP / www.anapifi.tumblr.com. Poster A2.

Decidi optar por desenvolver uma transformação baseada na estética da Glitch Art, que se aproveita dos erros das máquinas, tanto analógicas como digitais, para explorar e desenvolver uma nova estética visual. De uma forma mais precisa, elaborei o meu projeto com base na aplicação do efeito de Pixel Sorting.

Ana Marta Sousa

Retratos generativos de Daniel Shiffman & Nicholas Negroponte
FBAUP / www.anamartasousa.myportfolio.com. Poster A2.

O trabalho em questão foi realizado no âmbito de uma proposta da disciplina de LSI – criar um programa de retratos generativos. O principal objetivo foi trabalhar a preto e branco e com cada pixel da imagem original, criando texturas com os mesmos. …

António Coelho

Drawingmachine, a expressividade da linha no desenho.
UM / Engagelab. Instalação / máquina de desenho.

Pablo Garcia no seu projeto de arquivo define também “Máquina de desenho” como qualquer dispositivo / aparelho / mecanismo / auxílio / instrumento que desenha ou auxilia no ato de desenhar. Enquanto uma definição aparentemente simples, é na expressão “ato de desenhar” que a natureza destas máquinas é revelada…

Catia Ferreira, Joana Pereira

Esthesia.
FBAUP. Aplicação interativa.

A nossa aplicação consiste numa instalação interativa de entretenimento que nos permite, tal como o título “Esthesia” nos indica, sentir. Desta forma dá uma ideia de realidade virtual que nos cria a ilusão de quase sentirmos as letras com o corpo. É um misto de sensações audiovisuais que inclui dynamic typography, som, manipulação direta e até mesmo diversão.
A aplicação inicia quando o utilizador interage e bate uma palma que atinge uma determinada frequência. A partir daí a aplicação inicia e transporta-nos para um ecrã onde nos podemos ver e interagir com várias letras que vão “chovendo”.

Jorge Moreira

Retratos generativos de John Maeda & Muriel Cooper.
FBAUP. www.fromjorge.com. Poster A2.

Este projeto tem como ponto de partida retratos de pessoas relevantes para a programação visual. O objetivo foi fazer com que algo imóvel como uma fotografia, conseguisse ganhar algum movimento e profundidade. Tentei assim criar uma espécie de glitch, quase como um corte no tempo, que é transposto para a fotografia. …

Lia Araújo, Margarida Coelho, Miguel Santos

Terms & Omissions.
FBAUP. Vídeo digital (de aplicação interativa)

“Quando foi a última vez que te sentiste seguro na internet?” foi a pergunta que serviu de rastilho para a direção que tomamos neste projeto.
Apesar da maioria estar consciente do valor que os nossos dados têm para várias companhias, os utilizadores da internet, entregam livremente aquilo que de mais precioso têm, em troca de serviços “gratuitos”, como o Facebook ou o Instagram sem, no entanto, ponderar os múltiplos riscos associados a esta, troca, aparentemente inofensiva…

Sérgio Rebelo, Carlos M. Fonseca, João Bicker, Penousal Machado

Compositor Evolucionário de Cartazes
UC / CDV. Vídeo & Poster (aplicação digital)

Com a revolução industrial, o cartaz renasce como um meio para a múltipla reprodução e comunicação em massa. Todavia, o processo de desenho de cartazes, naquela altura, era diferente do processo de hoje em dia. Os cartazes eram compostos por um compositor tipográfico que—normalmente em discussão com o cliente—selecionava e componha a tipografia, os ornamentos e as gravuras.
Inspirados neste processo de trabalho, nós decidimos desenvolver um compositor de cartazes, que utiliza inteligência artificial (neste caso, uma abordagem evolucionária) para gerar e avaliar cartazes tipográficos…

Silvino Martins, Tânia Ribeiro

Uma geração no jogo da vida
UA. Poster A2

O Universo está organizado numa grelha de duas dimensões. Cada membro da população do Universo ocupa o seu espaço na grelha. A morfologia de cada membro da população obedece a princípios de padronização filotática. Qualquer membro da população vivo e com menos de dois vizinhos vivos, morre de solidão. Qualquer membro da população vivo e com mais de três vizinhos (…) O poster aqui apresentado é um exercício onde se pretendeu tirar partido da estética proporcionada pelo algoritmo Conway’s Game of Life. …

 

Sofia Oliveira

Cubo de LED’s
FBAUP. Instalação

Este projeto surgiu como uma proposta de Atelier de Multimédia I sobre computação física.Cada aluno, através do uso de microcontroladores ou outro meio de programação, criou uma instalação. O título da obra é descritivo: um cubo de 4 x 4 x 4 led’s brancos todos soldados entre si e ligados directamente ao Arduino Uno, cujo objetivo é, através da programação, transmitir sequências de luz, quase que criando uma variedade de coreografias…

 

Durante a tarde do PCD, irão decorrer dois worlshops em paralelo. Um de introdução e outro mais avançado. A participação é gratuita e serão emitidos certificados digitais e participação. Mas o registo é obrigatório pois a participação está limitada à lotação das salas (30 participantes).

Processing / Intro

14 de fevereiro, 14:00–18:00, PS43

Este workshop tem como objetivo recriar digitalmente uma interface eletrónica de manipulação de um carater “seven-segment-display”, seguido da exploração dos seu potencial visual expressivo ou abstrato.

O workshop introduz os conceitos fundamentais de lógica simbólica, programação (primitivas gráficas, variáveis, funções, ciclos, condições, eventos) e estratégias para a sua utilização como ferramenta para a criação gráfica num contexto de comunicação visual.

Requisitos:

  • Computador pessoal (portátil), com o Processing instalado;
  • Não são necessárias competências específicas para além da curiosidade e alguma destreza matemática ;)

Formadores:

Diana Ribeiro

Diana Ribeiro, atualmente residente em Santa Maria da Feira, Aveiro. Entre 2012 a 2015 estudou Artes Visuais. Atualmente frequenta o 3.º ano do curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes no Porto. As suas principais áreas de interesse são design gráfico, design editorial, fotografia, modelação e animação.
dianaribeirodesign.wordpress.com

João Rodrigues

Técnico Superior de Informática da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Mafalda Lapa

Mafalda Lapa, Porto. Estudante do curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Estudou Design de Comunicação, com uma especialização em Design Gráfico através de uma Prova de Aptidão Artística, na Escola Artística de Soares dos Reis (2016). Os seus principais interesses de estudo são design gráfico, design editorial, branding e modelação e animação 3d.
https://www.behance.net/mafaldalape3f1

Margarida Salvador

Margarida Salvador. Completou o ensino secundário na escola Felismina Alcântara em Mangualde, no Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Mudou-se para a cidade do Porto com o objetivo de seguir o seu sonho de estudar Design. É atualmente aluna do curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem como principais áreas de interesse o design gráfico, design editorial e fotografia.
https://www.behance.net/margaridasalvador

Pedro Amado

Pedro Amado, Professor Auxiliar no Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação, pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (2014), Mestre em Arte Multimédia (2007) e Designer de Comunicação (2002) pela FBAUP. Colaborador dos grupos de investigação iD2ADS e ID+, membro da direção e delegado nacional da ATypI. Os seus interesses de investigação e desenvolvimento centram-se no Design de Interação, Web Design & Creative Coding, Design Editorial, Tipografia & Type Design, Branding. http://pedamado.wordpress.com/


Processing / Fisica

14 de fevereiro, 14:00–17:00, PS21

Este workshop aborda o uso de um motor de simulação física como recurso para a criação audiovisual e interacção em tempo real.

O workshop abordará os conceitos básicos do motor de física (forças, colisões, aceleração, gravidade, colisões, fricção,..) e estratégias para a sua utilização como ferramenta de criação em contexto de performance/instalação audiovisual.

Requisitos:

  • Os inscritos deverão ter conhecimentos básicos de programação em Processing;
  • Portátil com o Processing instalado;

Formador:

Rodrigo Carvalho

Rodrigo Carvalho (Porto, 1983), designer multimedia & new media artist. Licenciado em Design pela U.Aveiro (Aveiro, 2005), Mestrado em Artes Digitais pela U. Pompeu Fabra (Barcelona, 2009) e Doutorado em Medias Digitais pela U. Porto/UT Austin Colab (Porto, 2018).
O seu trabalho foca-se em desenvolver e programar visuais e dispositivos interactivos para a criação de performances audiovisuais, instalações e espaços imersivos. Já esteve exposto em variados eventos nacionais e internacionais como: Sonar Festival (Barcelona), Mutek (Barcelona), ISEA(Dubai), Iminente (Lisboa) entre outros. Actualmente leciona no Mestrado de Media Interactivos da Escola Superior Media Artes Design (ESMAD-IPP). 
É também lado visual do projecto BorisChimp504 e co-fundador do estúdio criativo Openfield. 
www.visiophone-lab.com

Local

O PCD terá lugar nas instalações da FBAUP.

Organização

Pedro Amado, André Rangel, Miguel Carvalhais, Tiago Assis, Pedro Cardoso, Rodrigo Carvalho, João Rodrigues

Equipa de apoio à organização

Filipa Leal, Marta Sousa, Ana Sousa, Cristiano Gonçalves, Júlia Valente, Margarida Silva, Pedro Costa, Francisca Santos, Mariana Carvalhais, Joana Coelho, Bruno Aguiar, Diogo Sequeira, Francisco Vieira, Íris Pereira.

Contactos

Para mais informações enviem um email para

Apoio