Esthesia

Instalação / Aplicação Interativa. Junho 2018. Catia Ferreira, Joana Pereira. FBAUP.

A nossa aplicação consiste numa instalação interativa de entretenimento que nos permite, tal como o título “Esthesia” nos indica, sentir. Desta forma dá uma ideia de realidade virtual que nos cria a ilusão de quase sentirmos as letras com o corpo. É um misto de sensações audiovisuais que inclui dynamic typography, som, manipulação direta e até mesmo diversão.

A aplicação inicia quando o utilizador interage e bate uma palma que atinge uma determinada frequência. A partir daí a aplicação inicia e transporta-nos para um ecrã onde nos podemos ver e interagir com várias letras que vão “chovendo”.

A nossa aplicação tem influência nos trabalhos de tipografia de Herry Yeomans e Syddhart Mate, e nas animações de Camilla Utterback e Romy Achituv, Andrew Weatherall e Dirk koy Bild und Bewegung.

Technical Rider

A Aba principal onde começamos por importar duas bibliotecas, a de som e a de vídeo. A frequência de som começa por ser definida utilizando o Audio Input. Inicializámos a webcam e definimos variáveis para o tamanho da mesma. Chamamos as “drop letters” e definimos o seu intervalo e a posição das letras.

No void draw() utilizamos um fill(204,24) (espécie de cinzento), um rectângulo do tamanho do ecrã e novamente um fill(0) (preto), para criar o arrasto da palavra “clap” e fazemos um pushMatrix para, aleatoriamente, o ângulo dessas mesma palavras se alterarem.

Usamos uma condição que consiste em, caso a frequência do som recebido pelo Audio Input seja maior ou igual (>=) que 200, a webcam é inicializada assim como os pixels criados pela imagem e a “chuva” de letras.

Há uma aba que trata da determinação da frequência importada do Audio Input.

E uma outra onde está determinado o número máximo de letras permitidas no texto, mais o número máximo de letras que pode ser imitido. É definido o texto que irá aparecer na “chuva”.

Criou-se a class Droplet onde define a sua posição inicial, a velocidade e a aceleração. Adicionamos um void fall(Capture vídeo) para definir que caso a letra passa para fora do ecrã, volta ao início. Por fim definimos que a deteção da colisão do “corpo” do utilizador com as letras, onde dependeria do brilho.

Rainé uma aAba que trata de fazer a atualização da chuva com a webcam.

Catia Ferreira, Joana Pereira

FBAUP.

Natural de Guimarães, com 20 anos, Joana Pereira estuda atualmente no 3o ano da licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Com especial interesse em escultura e instalação artística, procura constantemente o contacto com novas experiências e sensações a nível cultural que permitam expandir o seu contexto de criação artística.

Nascida em 1997, Cátia Ferreira frequente atualmente o 3o ano do curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desde cedo, demonstrou um gosto especial pela fotografia e pelas artes gráficas, ilustração e instalações escultóricas. É uma curiosa nata, numa constante procura de estímulos visuais e sensórias através de várias formas artísticas. Não se fixa em apenas uma vertente, e tenta explorar o máximo das capacidades que possui e das que poderá a vir desenvolver, daí não ter receio de experimentar novos mundos.