sense of wonder

Online exhibition

Submissões até: 31 Janeiro 2025

submete o teu trabalho

PCD25@Porto convida artistas, acadêmicos, investigadores, profissionais e criativos a submeter propostas de trabalho individuais ou coletivas que explorem a noção de Sense of Wonder.

Advindo de um cenário amplo de desenvolvimento das tecnologias científicas, artísticas e dos estudos naturais, a ideia de wonder refere-se a um modo construtivo de engajamento, curiosidade ou espanto diante do extraordinário presente no cotidiano ou no mundo. A exploração do "Sense of Wonder” mediado por tecnologias da máquina ou por processos algorítmicos e técnicos não se trata de uma novidade do pós-digital. Entretanto, é no cenário crescente de relação entre humanos, dispositivos e redes computacionais, que algoritmos, sensores e interfaces têm promovido fenômenos e estéticas processuais que cada vez mais escapam ao controle ou à plena compreensão de seus criadores e observadores, sejam eles agentes humanos ou não.

Diante da cultura computacional marcada pela hibridização e sobreposição de linguagens, meios e agentes, como o wonder pode ser reimaginado e subvertido? Como as ferramentas computacionais e media que criamos têm reconfigurado a nossa comunicação e a própria percepção sobre o tempo e a complexidade das coisas? Pode o sentido de espanto pode ser usado para questionar a saturação tecnológica e o consumismo digital?

A partir dessas perguntas (não delimitadoras), estimulamos o envio de propostas que exploram o potencial dos algoritmos, das interações humano-máquina e/ou dos sistemas digitais para refletir e provocar experiências conceituais e sensoriais de Sense of Wonder.

  • ver mais detalhes